5 de julho de 2022

FEBRAFITE lança Prêmio Tributare em Congresso de Auditores na Bahia

Associados da ASFAL participaram do 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, realizado na Bahia, de 12 a 15 de junho.

O Congresso discutiu questões fiscais sob a perspectiva da Democracia e do Desenvolvimento, com a preocupação de apontar para uma agenda para o futuro.

O evento teve a participação de palestristras nacionais e internacionais, entre eles a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.

Na abertura do evento, um dos convidados foi o Secretário Especial da Receita Estadual de Alagoas, Luiz Dias de Alencar Neto, que também é coordenador-geral do Encontro Nacional de Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais (Encat).

A edição deste ano do Congresso Luso-Brasileiro já entrou para a história do evento pelo número recorde de inscrições. Participaram, em 2022, 600 congressistas, vindos de todas as partes do Brasil e de outros países.

PRÊMIO TRIBUTARE
Durante o evento foi anunciado o Prêmio Tributare, que surgiu com o objetivo de valorizar e divulgar ações levadas a efeito pelas administrações tributárias, premiando os fiscais de tributos de todo o país.

A iniciativa é organizada pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – FEBRAFITE.

O Tributare não visa o reconhecimento de ações que contribuam puramente para o incremento da eficiência, para a potencialização da arrecadação tributária, ou para os meios de exercício da fiscalização, mas constitui instrumento de identificação, valorização e disseminação de ações que beneficiem diretamente a sociedade e a qualidade do relacionamento entre as administrações tributárias, os contribuintes e seus intermediários.

10º PRÊMIO DE EDUCAÇÃO FISCAL
O Congresso também foi espaço para a divulgação da 10ª Edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, também organizado pela FEBRAFITE, cujos detalhes estão disponíveis no site:
www.premioeducacaofiscal.org.br

Escolas, instituições, imprensa e iniciativas tecnológicas de todo o país que possuam projetos que discutam e promovam a função social dos tributos, a qualidade do gasto público e o seu retorno para a sociedade têm até o dia 31 de agosto para se inscrever.

Depois de três dias de plenárias, as entidades realizadoras APIT, Febrafite e Unafisco Nacional publicaram a “Carta de Salvador” com as principais considerações sobre os temas debatidos durante o evento.