17 de fevereiro de 2021

ASFAL-SAÚDE realiza pesquisa de satisfação com seus usuários

A ASFAL, juntamente com demais afiliadas da FEBRAFITE, estarão participando de pesquisa, visando aferir o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, que demonstra o desempenho das operadoras de planos de saúde que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

O IDSS é constituído por indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro dimensões: Qualidade e Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade de Mercado, Gestão de Processo e Regulação.

O principal objetivo é demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.

Esta é a primeira vez que o ASFAL-SAÚDE terá seu IDSS aferido, pois somente no ano de 2020 conseguiu o registro definitivo do produto, que estava cancelado.

USUÁRIO DEVE RESPONDER
Nos próximos dias, cerca de 300 usuários do ASFAL-SAÚDE, selecionados de forma aleatória, estarão recebendo ligação telefônica, através da empresa Colectta Consultoria em Estatística de Dados, que fará perguntas sobre o nível de satisfação do usuário do ASFAL-SAÚDE com seu plano.

Serão contatados cerca de 10% dos usuários, acima de 18 anos, que deverão responder as perguntas formuladas pelo entrevistador.

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA
Criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, objetiva a regulamentação da qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras do Brasil. Oferecendo incentivo constante para o aperfeiçoamento das empresas, o IDSS tem como base a acreditação.

A Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários pode acrescentar 0,25 pontos à Sustentabilidade no Mercado para o cálculo do IDSS.

Com isso, os dados obtidos são padronizados, permitindo a criação de uma série histórica de resultados.

Além de acrescentar pontos ao IDSS, permite conhecer os principais fatores que destacam os serviços das operadoras perante o consumidor. Desse modo, é mais fácil gerar qualidade para o setor e divulgar informações que auxiliem na melhora.

Caso seja contatado para a pesquisa, ao atender ao pesquisador e responder às perguntas, o usuário estará contribuindo na busca da excelência do seu plano de saúde.