15 de abril de 2013

ASFAL estimula seus usuários a participar de campanha nacional de vacinação contra gripe

A ASFAL estimula os usuários do ASFAL-SAÚDE, bem como todos os seus filiados, a participar da Campanha Nacional de  Vacinação contra a gripe, que se iniciou no dia 15/04. Para receber a vacina basta se dirigir a qualquer posto de saúde pública nos 102 municípios alagoanos.

Podem ser vacinados gratuitamente nesta campanha os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.

Este ano, mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização.

A campanha vai até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1), a gripe suína, A (H3N2) e B.

Este ano, a meta é imunizar mais de 540 mil pessoas nos 102 municípios alagoanos.

Para isso, serão envolvidos 3.500 profissionais da área, 670 veículos e mil salas de vacina espalhadas por todo o Estado. No ano passado, 87,12% do público alvo foi vacinado – percentual acima da média estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 80%.

ASFAL ESTÁ VIABILIZANDO SUA PARTICIPAÇÃO

Nosso plano de saúde está negociando com os laboratórios a extensão dessa vacinação aos usuários não incluídos nos grupos prioritários. O fornecimento terá coparticipação do usuário, sendo a mesma reduzida para os familiares com ASFAL-SAÚDE, dos beneficiários incluídos nos grupos prioritários, que apresentarem o cartão da vacina da gripe atualizada nessa campanha. Após o termino da campanha do Ministério da Saúde e pesquisa com os interessados, faremos a aquisição das doses e divulgação do calendário de vacinação do ASFAL-SAÚDE.

VEJA AQUI OS LOCAIS DE VACINAÇÃO