22 de setembro de 2005

Programa ASFAL PRAVIDA vai atuar na prevenção dos usuários do ASFAL-SAÚDE

Já está em funcionamento o mais novo serviço da sua associação, trata-se do ASFAL PRAVIDA. A ASFAL, sempre em busca de oferecer o melhor atendimento e os melhores serviços a seus usuários, a partir de agora está disponibilizando o Programa de Atendimento Domiciliar Amigos da Vida.
O ASFAL-PRAVIDA é um programa idealizado pelo presidente Robson Gueiros, seguindo uma tendência de outros planos nacionalmente, que visa priorizar a saúde física, psicossocial do usuário do ASFAL SAÚDE, trabalhando novos conceitos de cuidados com a saúde, para uma melhor qualidade de vida, e é administrado pela Secretaria Geral da ASFAL, através do diretor Eronildes Carvalho e equipe.
Seu objetivo principal é humanizar o atendimento ao usuário, com prevenção, controle e monitoramento dos casos assistidos, contribuindo para um melhor gerenciamento da saúde do usuário. Buscamos este objetivo acompanhando e orientando os usuários que necessitam de cuidados mais rigorosos para sua recuperação. Isso permite o convívio com a família em ambiente domiciliar, diminuindo riscos de complicações como infecções hospitalares e outras. Contribuindo na recuperação e evitando a necessidade de novas internações.
A equipe é constituída por vários profissionais, que atuam em conjunto: Coordenador Médico, Assistente Social, Enfermeiro, podendo solicitar o auxílio de outros profissionais sempre que julgar necessário.
Para ser atendido pelo programa, é preciso que o usuário do ASFAL-SAÚDE preencha alguns requisitos, estabelecidos a partir de critérios técnicos, criados por profissionais que formam o programa, juntamente com a direção da ASFAL, que são:
* Usuários maiores de 65 anos de idade com patologias crônicas degenerativas;
* Usuários com patologia cujo tratamento e recuperação sejam prolongados com necessidade de acompanhamento médico, enfermeiros, nutricionistas e fisioterápicos.
* Usuários com patologias especificas com altos índices de utilização dos serviços de saúde ou internações freqüentes.
* Ser usuário do ASFAL SAÚDE sem impedimentos administrativos;
O usuário precisa ter um cuidador, que é alguém da família ou outra pessoa da escolha e responsabilidade da família, que lhe dispense os cuidados básicos.
O atendimento de urgência e emergência continuará nos hospitais credenciados pelo ASFAL SAÚDE.