15 de agosto de 2005

ASFAL repudia medida de entidades médicas contra o ASFAL-SAÚDE

A diretoria da Associação do Fisco de Alagoas – ASFAL, instituição mantenedora do plano ASFAL-SAÚDE, foi surpreendida com uma nota publicada no “O JORNAL” edição de 07 de agosto do corrente ano, assinada por diversas entidades médicas alagoanas, onde anuncia a rescisão unilateral por parte de alguns laboratórios de análise clínica dos contratos de prestação de serviços firmados entre estes e o ASFAL-SAÚDE, alegando para tanto descumprimento de um suposto acordo firmado com a UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, que congrega entidades sem fins lucrativo.
O presidente da ASFAL Robson Gueiros se posicionou imediatamente em relação ao assunto, solicitando explicações das entidades que assinaram a nota, repudiando a atitude radical das mesmas, sem que o plano fosse comunicado oficialmente, perdurando essa situação até a presente data. O presidente esclarece que os contratos existentes são entre o ASFAL-SAÚDE e cada laboratório, portanto se faz necessário que o plano de saúde seja notificado dessa pretensão individualmente.
Robson Gueiros lamenta tal fato, visto que o ASFAL-SAÚDE, foi um dos primeiros planos a implantar a nova tabela de Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM, praticando a mesma desde setembro de 2004, o que elevou os custos em aproximadamente 20% para os usuários.
O ASFAL-SAÚDE é uma cooperativa que rateia os custos médicos mensais dos seus associados, é considerado um plano diferenciado em razão de não visar lucro. Tem cumprido com todos os seus compromissos para com os seus parceiros, e não aceita o tratamento que está recebendo.
O pleito das entidades médicas está sendo negociado com a UNIDAS, e assim que houver uma definição o ASFAL-SAÚDE cumprirá o acordado como sempre tem feito. Contudo aguarda também que a ação sistemática e contundente seja linear no que diz respeito aos grupos operadores de plano de saúde, sem favorecimento de qualquer espécie, o que não tem ocorrido, conforme se evidencia na própria nota.
Alerta o presidente Robson Gueiros que caso a medida seja implementada contra o ASFAL-SAÚDE, impedindo seus usuários de serem atendidos pelos laboratórios credenciados, adotará todas as medidas cabíveis para preservação desse direito, inclusive solicitará do grupo UNIDAS/AL, que representa mais de 40 mil usuários de 14 planos de saúde em Alagoas, solidariedade pela injustiça sofrida.