5 de junho de 2013

Prevenção visual no trabalho

No atendimento aos meus pacientes tenho percebido queixas visuais muito frequentes relacionadas ao ambiente de trabalho e ao uso de equipamentos de informática como computadores, tablets e smartphones. A tecnologia é nossa aliada e contribui enormemente com a produtividade e com a comunicação, entretanto temos que estar atentos para evitar problemas visuais advindos do seu uso, bem como relacionados ao ambiente de trabalho, pois sem dúvida a nossa visão é muito solicitada, tanto no trabalho quanto na vida pessoal!
O uso excessivo de equipamentos de informática associado à ambientes com ar condicionados, que geram uma diminuição da umidade do ar, pode levar ao desenvolvimento de baixa visual transitória e ceratoconjuntivite seca. Esta é caracterizada por uma diminuição da lubrificação ocular que se manifesta através de sensação de ressecamento ocular, olho vermelho e sensação de corpo estranho. Esta enfermidade pode ser resolvida através da simples correção de hábitos diários, porém em alguns casos existe a necessidade da prescrição de lubrificantes oculares.
O Hoftalmo – Hospital Oftalmológico – criou um roteiro de orientação de cuidados visuais, relacionados à postura durante leitura, uso de equipamentos eletrônicos e trabalhos repetitivos, com o intuito de prevenir problemas oculares.
Iluminação: Na leitura de impressos, como livros, relatórios e revistas, uma iluminação direcionada é útil, porém para o uso do computador o ideal é utilizar uma iluminação homogênea p/ não causar reflexos excessivos na tela do computador, que podem levar à fadiga, cansaço e perda de concentração.
Posição do Monitor: A correta posição do monitor do computador é adequada quando o centro da tela está na altura dos olhos ou um pouco mais abaixo. Alguns monitores possuem ajuste de altura e, caso o seu não possua, esta altura pode ser ajustada através da cadeira ou através de um suporte ou até de um livro posicionado embaixo do monitor.
Piscar os olhos: Quando estamos realizando tarefas que exigem atenção, como o uso de monitores ou de tablets, reduzimos a quantidade de vezes que piscamos os olhos e isto, associado ao ambiente climatizado por ar-condicionado, leva ao ressecamento da superfície ocular e à sensação de desconforto visual, às vezes chegando a deixar a visão embaçada e os olhos irritados. Diante disto, duas maneiras simples e eficientes de prevenção ocular são: lembrar-se de piscar mais vezes durante o uso de equipamentos eletrônicos e resguardar um intervalo de descanso para os olhos após um período aproximado de uma a duas horas de atividade. O simples ato de piscar leva a uma lubrificação dos olhos e o intervalo, além de descansar a visão, pode ser aproveitado para alongar o corpo e o pescoço, caminhar ou tomar água.
Correção Óptica: É importante que se esteja em uso de adequada correção óptica, seja óculos ou lentes de contato, para aqueles que apresentam miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Além disso, também é importante a avaliação visual anual para quem está acima dos 40 anos de idade para se detectar a presbiopia, conhecida como “vista cansada”, que é a dificuldade para visão de perto. O Hoftalmo – Hospital Oftalmológico – conta com a experiência e o apoio de médicos oftalmologistas, para detectar alterações visuais que necessitem de correção e para orientações de prevenção.
* Dr. Carlos Anchieta. CRM 4331-AL. Médico Oftalmologista do Hoftalmo – Hospital Oftalmológico e do Harmony Medical Center. Diretor da Sociedade Alagoana de Oftalmologia. Contato: (82) 2126-0708. (82) 3217-2700.

5 de junho de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *